FUNDAMENTOS DE GEOLOGIA


O fluxo de água nos maciços fraturados se dá através das descontinuidades presentes. Ele é condicionado pela quantidade, forma e interconexão das estruturas que provocam descontinuidade na rocha, gerando a chamada porosidade secundária. Para entender o fluxo é necessário definir os principais parâmetros que podem influenciar o fluxo nos meios fraturados. Como parâmetros, podemos destacar alguns, tais como:


Percolação de água, abertura das descontinuidades, dureza das rochas.


Rugosidade, orientação local, percolação de água.

 


Rugosidade, orientação espacial, dureza e firmeza das rochas.


Rugosidade, espaçamento, orientação espacial, percolação de água.


Espaçamento, orientação local, firmeza das rochas

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

Os agentes exógenos modeladores do relevo terrestre são responsáveis pelo intemperismo sofrido pelas rochas ao longo do tempo. Com base em seus conhecimentos sobre agentes externos do relevo, assinale a sentença correta:


O desgaste realizado pelas águas correntes superficiais à crosta é denominado deflação.


O gelo tem um potencial abrasivo diferenciado. Os matacões presentes em seu interior provocam abrasão nas rochas. 


As falésias são resultantes de um tipo de erosão muito específica, realizada pelo vento ao longo de milhares de anos. 


Apenas as rochas sedimentares apresentam condições de esfacelar-se quando expostas à água e aos gases da atmosfera.


A ablação é um fenômeno caracterizado pela perda de neve das geleiras, especialmente pela radiação solar. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

 

O vulcanismo é responsável pela formação e deformação de diversas estruturas. Sobre a atuação das forças do magma e as formações resultantes do resfriamento de lavas e magmas é correto afirmar que:

 

( ) Os diques, os domos e os rifts são estruturas formadas pela ação dos agentes internos de formação do relevo, em razão das forças que alteram as feições da crosta terrestre. .

(  ) A formação dos rifts dá origem aos horts e grabens. Os horts são os corpos rochosos que se elevam e os grabens são aqueles que rebaixam durante o processo.

(  ) Em geral as linhas de vulcanismo ativo estão associadas aos eixos das zonas de rifts. Para estes casos as erupções geram novas crostas, que compensam o afastamento.

(  ) Os diques são formações de rochas metamórficas, que se apresentam como corpos intrusivos em rocha encaixante, sendo, portanto, sempre mais antigos que estas.

(  ) Os rifts são estruturas deformadas, que ocorrem com os dobramentos. São constituídas por anticlinais, ou seja, dobras côncavas, com inclinações simétricas.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VVVFF


FVVFF


VVFFV


FVFVF


FFVVV

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.

A ação dos agentes internos ou forças endógenas são responsáveis por mudanças históricas na configuração dos continentes. Esta teoria, denominada “Deriva dos Continentes”, foi elaborada por Alfred Wegener, que se apoiou em evidências geofísicas, geológicas, paleontológicas, paleoclimáticas e geodésicas para comprovar sua tese.


“A primeira ideia de translações continentais veio-me ao espírito em 1910. Ao considerar o mapa do globo, fui subitamente atingido pela concordância das costas do Atlântico, mas ao princípio não me detive, pois achava semelhantes translações inverosímeis. No Outono de 1911, tive conhecimento de conclusões paleontológicas que admitiam a existência de uma antiga ligação por terra entre o Brasil e a África. Isto levar-me-ia a fazer um exame prévio e sumário dos resultados relacionados com o problema das translações”. (in WEGENER, A., A Gênese dos continentes e dos oceanos. Teoria das Translações Continentais, 1912).

 

Com base em seus conhecimentos sobre o assunto e o texto de Wegener, leia atentamente as afirmativas abaixo. Posteriormente, some os números correspondentes às sentenças corretas e assinale a alternativa que a apresente:

 

(01) um dos fatores que mais dificultam a comprovação do movimento das placas tectônicas é a inexistência de registros fósseis de fauna ou flora comuns em diferentes continentes.

 (02) as pressões exercidas pelos movimentos convectivos do manto geram as perturbações geológicas que atingem a crosta, como os terremotos e o vulcanismo.

(04) o território brasileiro, por se localizar em uma região afastada das zonas de convergência ou afastamento das placas, apresenta relativa estabilidade tectônica.

(08) a área de expansão do assoalho oceânico do Atlântico correlaciona-se com a geração de montanhas, no caso, a Cordilheira Mesoatlântica.

(16) Já no século XX Wegener afirmava que evidências paleontológicas registravam uma antiga ligação territorial entre o continente sul-americano e o continente africano.

 

O resultado da soma referente às alternativas corretas é igual a:


31


14


28


30


15

Vallejo (2002) e Wylle e Mah ( 2004), mencionam que a presença da água nas rochas pode ter um efeito determinante na estabilidade dos maciços e dos taludes. Segundo a afirmação dos autores, as razões pelas quais são determinantes:

 

I. Aumento do peso do material por saturação da água em meio às descontinuidades;

II. Desagregação e mudanças na composição mineralógica dos materiais;

III. Abertura de descontinuidade devido ao congelamento;

IV. Erosão interna por fluxo superficial ou subterrânea pode causar instabilidades locais;

V. A pressão exercida sobre fendas de tração aumenta as forças que facilitam o deslizamento.

 

Está correto o que se afirma em:


IV, V.


II, IV, V.

 


I, III, V.


III, IV, V.


I, II, III, IV, V.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Rochas e formas de relevo”.

São denominadas Eras Geológicas cada um dos intervalos de tempo geológico marcados por grandes eventos naturais de ruptura. Uma das Eras Geológicas significa vida intermediária. Desenvolveu-se nessa Era a vida nas terras emersas, primeiramente com os répteis e, posteriormente, com os mamíferos e as aves. Essa Era é denominada:


Paleozoica


Mesozoica


Cenozoica 


Proterozoica


Arqueozoica

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”.

Os terremotos são tremores passageiros que ocorrem na superfície da crosta, em consequência de movimentações das placas tectônicas, vulcanismo ou acomodações de massa, causadas por falhas geológicas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta:  


Quando o material rochoso sofre a ação de convergência de placas extremamente resistentes, o resultado são as dobras nas rochas, denominadas falhas. 


As regiões mais afastadas das zonas de convergência ou afastamento das placas — como é o caso do território brasileiro — apresentam instabilidade tectônica bastante acentuada.


As perturbações geológicas que atingem a crosta, como os terremotos e o vulcanismo, originam-se da pressão exercida pelos movimentos convectivos do manto.


Pode-se dizer que os movimentos mais comuns que ocorrem com as placas tectônicas são de divergência, quando uma placa ruma para o norte e outra para o sul. 


As áreas de expansão do assoalho oceânico correlacionam-se, principalmente, com os processos de intemperismo gerado pelos agentes exógenas da Terra.

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

 

As montanhas são mais do que acidentes geográficos na paisagem. Elas influenciam o clima dos lugares e das regiões, além de estarem intimamente ligadas à economia e à ocupação do espaço, entre outros. Leia as assertivas abaixo que tratam da origem das montanhas, e assinale a assertiva correta: 

 


As montanhas são formadas a partir de movimentos epirogênicos e as ações orogenéticas são modeladoras do relevo, pois tratam de trabalhos externos à crosta.


A maior parte das montanhas se origina de atividades endógenas que agem diretamente nos limites de placas litosféricas, podendo, por exemplo, dobrá-las. 


As montanhas produzidas por falhamentos em rochas sedimentares geram dissecação. Nesses casos a origem da montanha é o entulhamento de lagos ou mares fechados.


As montanhas podem ser originadas a partir da eliminação de cinzas para o exterior da crosta, por atividade vulcânica, quando se acumulam até formar aquele relevo. 


As montanhas produzidas por dissecação são resultantes da abrasão marinha sobre rochas vulcânicas que se desenvolvem nos mares, geralmente em forma de cordilheiras. 

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “Teoria da deriva continental e placas tectônicas”. 

Falhamentos são deformações estruturais sofridas pelas rochas. Suas extensões podem variar de alguns centímetros a centenas de quilômetros. De acordo com nossos estudos e seus conhecimentos sobre esse assunto, leia e julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas:

(  ) As falhas podem ser classificadas como normal, inversa ou transcorrente.

(  ) A falha do tipo normal é a que gera mais relevo, ou seja, resulta em montanhas.

(  ) As falhas transcorrentes não formam relevo, pois têm movimentos laterais.

(  ) As falhas não têm a capacidade de formar ou destruir montanhas.

(  ) As falhas ocorrem porque o material rochoso apresenta plasticidade em excesso.

A sequência que preenche CORRETAMENTE a lacuna acima é:


FFFVF


VFVVV 


VFVFV


VVFVF


VVVFF

Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “As formações geológicas e a ação antrópica sobre o ambiente”.

Vimos em nossos estudos que a Terra apresenta uma dinâmica, estando constantemente em movimento. Leia e julgue as alternativas abaixo como verdadeiras e falsas:

(  ) Muito do que a ciência sabe sobre a idade, densidade e outras informações sobre a Terra se deu graças ao estudo de meteoritos encontrados na superfície terrestre.

(  ) Graças às buscas pelo conhecimento de outros planetas do Sistema Solar, o ser humano já conhece totalmente o relevo da Terra, inclusive o submarino.

(  ) Internamente a Terra é dividida em camadas que se diferenciam pela composição mineralógica. No interior da Terra a temperatura chega à 5000ºC.

(  ) As placas tectônicas são responsáveis por movimentos e perturbações na superfície da Terra, pois se apoiam no núcleo externo, cujo material é pastoso.

(  ) O magma é o material que deu origem à Terra. Ocorre nas camadas internas do planeta, podendo formar corpos rochosos em profundidade ou na superfície do planeta.

 

A sequência que preenche corretamente as lacunas acima é:


VFVFF


VVFFV


VFFFV


VFVFV


FFVFV

Páginas: 123456789